Toda ideia vira um projeto?
Toda ideia vira um projeto?
por Mariana Sefrin - DMWEB / 23 Outubro de 2018

É super comum as pessoas virem me procurar para compartilhar suas ideias e ver a possibilidade de torná-las algo real e rentável.

Confesso que durante muito tempo, embarquei em várias e saia logo desenvolvendo, ao invés de fazer uma análise da viabilidade.

Durante o curso de Pós Graduação em Gestão de Negócios Digitais, comecei a ter um olhar um pouco diferente com relação a isto.

Devido a minha formação em Sistemas para Internet, minha vontade de sair programando era gigante e achava desnecessário montar toda uma documentação prévia.

Mas aprender é sempre algo positivo, não é mesmo? E foi durante as aulas  que vi, que com pesquisa, análise e relatórios, grandes "ideias", eram desmoralizadas, pois em sua maioria, não tinham utilidade nenhuma, pois não resolviam nenhuma dor do usuário. 

E ai está o primeiro ponto. Desenvolver soluções para algum problema da população. É fundamental termos isso em mente, não adianta ser uma necessidade pessoal, é importantíssimo fazer pesquisas de campo (a partir do público alvo definido), e ver se o que estamos propondo, realmente é algo que seus clientes veem como necessário.

Após a pesquisa, e tendo a aceitação, inicia a criação do Plano de negócios, onde toda a viabilidade será discutida e analisada, incluindo um plano financeiro bem consolidado e real.

A criação de um MPV (mínimo produto viável), torna-se indispensável. Não preocupe-se em ter o sistema perfeito, preocupe-se em colocá-lo no mercado para uma validação real dos seus possíveis clientes e aproveite esta etapa para colher um feedback, ir aprimorando e construindo módulos que realmente o satisfaçam.

Além de desenvolver soluções, estamos trabalhando muito forte com a questão de consultoria, entra em contato agora mesmo para maiores informações.